@tvgiro77

sábado, 5 de setembro de 2015

Um multidão lotou a avenida 12 no Maiobão, nesse sábado, para acompanhar um belo desfile de bandas marciais que colocaram ritmo na passagem de alunos de 45 escolas de Paço de Lumiar

Um multidão lotou a avenida 12 no Maiobão, nesse sábado, para acompanhar um belo desfile de bandas marciais que colocaram ritmo na passagem de alunos de 45 escolas de Paço de Lumiar. Cerca de 2.500 alunos desceram a avenida até a Praça do Viva, onde estava montado o palanque oficial.


 Além do show da banda La Roque, que é formada por alunos da rede municipal, o evento contou com a participação de outras bandas de várias localidades:  do Caic, de São José de Ribamar;  da Fald. de São Luís; de Bacabeira, Rosário, Bombeiros Mirins e representantes do Copo de Bombeiros do Estado. Detalhe: todos os participantes estavam impecavelmente paramentados.
A festa começou por volta das 17h e foi organizada pela Secretaria de Educação do Município e aos poucos o som metálico das bandas ocupou a Praça do Viva.
O prefeito Josemar Sobreiro acompanhou os blocos de alunos que exploraram temas de diversidade social, como o casamento em diversas culturas, e os problemas que cercam as etnias da sociedade maranhense.
O tema desse ano foi a relação da família com a escola pública.
“Toda a família de Paço do Lumiar devem participar da educação de seus filhos, devem visitar as escolas, sentir o que está sendo ensinado e participar de todo o processo pedagógico, com sugestões e críticas. As escolas do município estão de portas abertas para receber vocês que lotam a avenida para assistir a esse belo desfile”, falou o prefeito Josemar Sobreiro.

Bastante emocionada com a multidão que se preparava para cruzar a avenida 4 até o palanque, a secretária municipal de Educação. Graça Privado, também pediu às famílias que participem do programa Família na Escola, criado pela gestão de Josemar Sobreiro, que também é professor.
“O programa Família na Escola, é de grande valor para nosso projeto pedagógico porque abrimos as portas de nossas 65 escolas aos familiares dos alunos matriculados. Por isso, decidimos usar o programa como tema do desfile e o resultado está aqui. Essa proximidade reforça nossa relação e certamente já está trazendo frutos a todos nós”, discursou a secretária.

Como aconteceu em 2014, o enredo foi dividido em blocos, seguindo de longe a estética do desfile carnavalesco.  Esse ano, cada bloco contou um pouco da história da vida familiar em diferentes grupos étnicos e diferentes situações: o namoro, a saúde, o casamento etc.
Um dos blocos trouxe um hospital com médicos, pacientes, cirurgiões e enfermeiros. Detalhe: eram crianças de até 8 anos de idade. A passagem foi muito aplaudida pelo público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário