@tvgiro77

sábado, 10 de novembro de 2012

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA, PRODUÇÃO E ABASTECIMENTO DE PAÇO DO LUMIAR (SEMPA) DISCUTE BENEFÍCIOS PARA O IRRIGANTE, JUNTO À CEMAR.


              Diante do planejamento estratégico da Secretaria de Agricultura, Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar e das análises de sua equipe de campo; observou-se, que uma das principais necessidades relatadas pelo agricultor, gira em torno dos altos custos com energia elétrica utilizada em práticas de irrigação de culturas. Muitos chegam a parar sua produção por falta de recursos para manter a lavoura, tendo como fator de peso o custo elevado com irrigação rural apropriada. Esta é uma das principais reclamações do agricultor familiar do município, relatadas em questionários e visitas realizadas pela equipe de campo da SEMPA.

Diante disto, o Secretário Ronald Abreu Moraes, providenciou reunião com representantes da Companhia Elétrica do Maranhão-CEMAR, no dia 07/11/2012 para discutir a taxa do irrigante, a taxa rural, a tarifa social e outros meios de auxiliar e incentivar uma produção mais técnica no município; com menores custos para o agricultor.

 
  Da esquerda para direita: Jorgemiro Ferreira Borges Júnior (Consultor de Clientes Coorporativos/CEMAR), Ronald Abreu (Secretário de Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar), Shirlaine Brasil (Agrônoma-SEMPA), Rayanne Aranha (Chefe de Gabinete-SEMPA), Décio Evandro Silva (Relações Institucionais/CEMAR) e Rogério Aquino Brito (Analista Comercial/CEMAR).  


Na reunião foram expostos os problemas relatados pelos nossos agricultores, na possibilidade de discutir soluções viáveis para o município. Após exposição sobre leis, orientações sobre o sistema elétrico brasileiro e sua regulamentação (ANEEL), o Srº Jorgemiro, expôs os termos necessários para o benefício, entre eles:

 
Ø  A necessidade de requerimento pelo próprio cliente (Agricultor)

Ø  Necessidade de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) ou outras declarações que validem o beneficiário como agricultor.

Ø  Necessidade de contador específico para a atividade de irrigação; de instalação paga pelo próprio agricultor.

Um dos principais empecilhos para o benefício é o alto custo com o contador; que ficaria á custo do agricultor. A partir desta reunião com a CEMAR, a equipe da Secretaria de Agricultura, tem procurado os meios de viabilizar esse custo a mais no bolso do Agricultor Familiar.


  Secretário de Agricultura, Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar (Ronald Abreu) e representantes da CEMAR, em mesa de discussão sobre benefícios ao irrigante.

Palavra do Prefeito:
“A técnica é fundamental para suplantarmos uma prática agrícola arcaica, sendo necessária a uma agricultura de progresso, que priorize a sustentabilidade; a água e os meios de utiliza-la, é insumo primordial para uma prática agrícola adequada. Nós temos de lutar pela acesso à tecnologias de irrigação com baixo custo para o fortalecimento da Agricultura Familiar”.
 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO-SEMPA
                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário