@tvgiro77

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

SECRETÁRIO REALIZA ENCONTRO COM DEFESA CIVIL DO ESTADO



Paço do Lumiar, assim como a grande Ilha de São Luís, é caracterizada por um clima longo de chuvas e por um grande período de estiagem; isto acaba por refletir direto na produção agrícola do município. Somado a isto, outro fator agravante para a produção luminense tem sido à seca que assola as plantações do pequeno agricultor familiar; especialmente em regiões como: Mojó, Montanha Russa, Cumbique, Iguaíba, Pindoba, Tendal, Mercês etc. Esta situação permitiu com que, através de um relatório da Defesa Civil, a então Governadora em exercício (Roseana Sarney) decretasse um estágio de Emergência em cerca de 58 municípios maranhenses; dentre eles Paço do Lumiar: em decorrência da estiagem, que trouxe perdas sócio-ambientais que atingem diretamente o produtor rural luminense.
 
Este decreto (28.271 de 06/06/2012), ainda em vigor, possibilita uma série de benefícios para o município; que vão desde o auxílio em dinheiro para a alimentação básica (Bolsa Estiagem: 5 parcelas de R$ 80,00), o que envolve o direito Humano à alimentação adequada e questões de Segurança alimentar; liberação de saldo de FGTS (Trabalhador rural), refinanciamento de dívidas com prazo de carência, até o auxílio de estruturas para a produção em tempos de estiagem...
A agricultura do município de Paço do Lumiar é predominantemente familiar e destinada à subsistência; e ainda, necessita de técnicas de plantio adequadas e estudos para o aperfeiçoamento do cultivo; Os danos relatados pela defesa civil e pela equipe técnica da Secretaria de Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar, só demonstram a situação de estado de emergência em que se encontra o município.
Apesar do estimado e da comprovação dos fatos, a Secretaria Nacional de Defesa Civil, não reconheceu o evento; e a situação de reconhecimento do processo está em análise. Diante disto, dia 17/10/2012, o Secretário de Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar (Ronald Abreu Moraes) e o Major Teixeira (Divisão de planejamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), traçaram propostas para buscar a efetivação do uso desses benefícios, ainda, passíveis de serem requeridos. Da conversa foram estabelecidos planos de ações para zona rural de Paço do Lumiar, a formulação de um novo relatório em que o Prefeito (Raimundo Filho) de posse de dados concretos, decrete estágio de emergência no município;  permitindo posterior encaminhamento deste para a coordenadoria de Defesa Civil em Brasília-DF.  Foi discutida, ainda, a possibilidade de uma articulação futura em que; a Secretaria de Agricultura e Produção, iniciaria, as discussões para a elaboração de um posto de defesa civil em Paço do Lumiar.  

 


Da esquerda para direita: O Secretário de Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar (Ronald Abreu Moraes), Major Teixeira (Divisão de planejamento da coordenadoria da defesa civil do Esatdo) e Rayanne Aranha (Chefe de gabinete da Secretaria de Produção).
 
 
    Reunião na Coordenadoria de Estado da Defesa Civil



 

 

 

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário