@tvgiro77

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Semana da Pessoa com Deficiência promove palestra aos pais de alunos do atendimento especializado

A Secretaria Municipal de Educação, através da III Semana da Pessoa com Deficiência promoveu nesta segunda-feira, 24, aos pais de alunos público-alvo da educação especial, uma palestra sobre a importância do atendimento educacional especializado, mostrando assim que o trabalho da sala de recurso é um atendimento diferenciado, local onde se organiza os recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminam as barreiras e que possibilitam o aprendizado desses alunos.

Os pais foram recebidos pelos próprios alunos e por uma equipe de multiprofissionais da Divisão de Atendimento Educacional Especializado /DAEE, para assistir a palestra e discutir sobre o tema "Somos iguais, porque somos diferentes”. A atividade realizada com os pais teve como objetivo principal o envolvimento da família do aluno no ambiente escolar e com as práticas pedagógicas desenvolvidas no dia a dia.
As visitas e palestras aconteceram em 5 das salas que foram abertas a visitação, onde, em cada uma tem capacidade para atender 20 alunos com deficiência no contra turno, acompanhados por especialistas, sendo a maioria deles, aprovada no último concurso público. Na UI Monteiro Lobato, no conjunto Maiobão, a sala de recurso “Dona Benta” ficou repleta de pais e responsáveis, como dona Gertrudes Rabelo, avó do estudante Ataliel Felipe, 11 anos, que possui que possui  transtorno global do desenvolvimento  “Depois que meu neto começou a ter esse acompanhamento ele melhorou bastante em sala de aula e em casa”, disse.
Em outra sala, na UEB José Raimundo Rubim, na comunidade de Sítio Grande, a programação envolveu todos os alunos da unidade em atividades lúdicas e abordagem da temática da diversidade. “É um grande prazer ter este modelo de sala na minha escola, porque envolve todos os alunos, em atividades por igual e cada um aprende a conviver com a diferença do colega”, comentou a gestora Ana Cilene Monroe.
Entre os estudantes atendidos pelas salas de recurso multifuncional estão crianças e adolescentes surdos, cegos, baixa visão, deficientes físicos, intelectual e outros, onde de acordo com as professoras de atendimento educacional especializado Tanilde Pearce e Maria Viana, as atividades são trabalhadas de forma lúdica, desenvolvendo e estimulando as habilidades de cada um, fatores esses essências para socialização e inclusão de todos.
Para a coordenadora da DAEE, Liang Jansen a SEMED propõe um trabalho de grande proximidade com os pais, para que eles sejam parceiros da escola e do filho nesse processo de cooperação para a aprendizagem. “Além desse contato com os pais na sala de recurso, durante a nossa programação, teremos varias atividades voltadas ao nosso público com foco no desenvolvimento de habilidades, entretenimento, e também para os pais e responsáveis, e capacitação para educadores. Queremos sensibilizar a sociedade como um todo que todos nos somos iguais,” ressaltou Liang.
Confira a programação:
25/08 -  “Vivenciando as Diferenças! ”
Local: Convento irmãs da purificação- Bairro Maiobão Av: 04
Horário: 8:00h às 12:00h
Programação: Recreação para alunos com deficiência.
Sessão de beleza para mães de alunos com deficiência:

 26/08 - Sensibilização da III Semana da Pessoa Com Deficiência nas escolas que tem sala de recurso com o tema: “Os desafios da inclusão”!
Local: Nas UEB que tem sala de recurso multifuncional e classe especial.
Horário: 8:00h às 12:00h
           
27/08 - Capacitação/Construindo Bases teóricas solidas para instituir o paradigma da inclusão 
Local: Faculdade Iesf
Horário: 8:00h às 12:00h
Programação: Inauguração do curso de autismo com o tema: “Os desafios da inclusão de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo no ambiente escolar”.

28/08 - Avaliação da III Semana da Pessoa com Deficiência e confraternização da equipe.
Local: UI Gonçalves Dias/CAIC
Horário: 8:00h às 12:00h

Nenhum comentário:

Postar um comentário