@tvgiro77

sábado, 6 de junho de 2015

Prefeitura de Paço do Lumiar dialoga com comunidades para reabertura do lixão


Na tarde desta sexta-feira (05), o prefeito Josemar Sobreiro (PR) e equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Urbanismo, Trânsito e Transporte (Sinfra), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Procuradoria Geral do Município se reuniram na Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, com representantes das comunidades da Pindoba e Iguaíba para dialogar e chegar a um consenso para a desobstrução da estrada de acesso ao lixão que, desde o início da semana está bloqueada por um grupo de manifestantes.

Durante as duas reuniões de negociação puxadas pela Prefeitura e Governo do Estado esta semana, foi apresentado criteriosamente o Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que prevê o fechamento do lixão e instalação de um aterro sanitário atendendo a todas as resoluções ambientais, sendo Paço do Lumiar, um dos primeiros municípios a elaborar propostas para o destino final dos resíduos sólidos.
Na oportunidade a Secretaria de Meio Ambiente chamou a atenção para o problema de saúde pública instalado em todo o município decorrente do acúmulo de lixo, solicitando, em caráter de emergência, a desobstrução da via para o retorno regular da coleta. A proposta foi mais uma vez negada pelos manifestantes.
O prefeito Josemar ressaltou que sempre esteve aberto ao diálogo com as comunidades e que o poder público continuará agindo de forma amistosa para resolver as questões do município. “Nos mobilizamos para um acordo com as comunidades e continuaremos empenhados em dar à população uma resposta sobre a situação do lixo, com o retorno imediato do serviço de coleta”, disse.
A secretaria de Estado de Cidades, por meio do secretário de Estado Adjunto de Assuntos Metropolitanos, José Antônio Viana Lopes, se colocou à disposição para fechar uma cooperação técnica e disponibilizar especialistas da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA para elaboração de estudos e projetos de aterro sanitário.
A reunião foi acompanhada também pelo secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, pelo secretário de Planejamento Edinaldo Moura, e vereador Miau Oliveira (PCdoB), presente em todas as audiências.
Apoio - Lideranças comunitárias de Paço do Lumiar se reuniram no período da manhã com o prefeito Josemar Sobreiro para tratar do problema causado, em todo município, pela interdição da estrada de acesso ao lixão. O prefeito, no entanto, apresentou aos representantes da sociedade civil, as medidas que estão sendo tomadas para solucionar o problema, uma vez que, todo o município está sendo prejudicado pela manifestação.

Ao final da reunião, as lideranças confirmaram apoio à Prefeitura somando esforços para orientar e cobrar das demais autoridades a solução emergencial do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário