terça-feira, 16 de setembro de 2014

Plano Municipal de Resíduos Sólidos é discutido em audiência pública

Catadores, sociedade civil organizada e órgãos do meio ambiente municipal e estadual se reuniram para discutir o Plano de Resíduos de Paço do Lumiar.

  
Foi realizada nesta segunda-feira, 15, a audiência pública do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Paço do Lumiar. A audiência contou com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Coordenação Municipal de Meio Ambiente, catadores de lixo e sociedade civil organizada.

Ronald Abreu - Coordenador de Meio Ambiente de Paço do Lumiar- MA


Na abertura do evento o coordenador de Meio Ambiente de Paço do Lumiar, Ronald Abreu, enfatizou que o município sai na frente, e que este o objetivo da audiência é apresentar e discutir com a população o que contém o Plano. “Paço do Lumiar é o primeiro município do Maranhão que está realizando audiência pública. O plano foi apresentado no prazo, em 2012, mas teve que passar por revisão”, explicou.

De acordo com Ronald Abreu, o Plano de Resíduos Sólidos do município deve seguir as seguintes diretrizes: Organizar o sistema de coleta e geração de resíduos dentro do município; trabalha com a educação ambiental nas escolas e comunidade; organizar as cooperativas de catadores; e instalar o aterro sanitário.

Da direita para esquerda: Andreia Feitosa - Sec. de Meio Ambiente
Paço do Lumiar- MA, Ronald Abreu - Coordenador de Meio Ambiente
de Paço, Cesar Carneiro - Sec. Ajunto de Estado do Meio Ambiente e 
Claudene Campos - Superintendente de Resíduos Sólidos de SEMA

Presente no evento, o secretario estadual de Meio Ambiente, Cesar Carneiro, ressaltou a importância da presença da comunidade na audiência. “As audiências permitem a participação popular, a participação de entidades e organizações de diversos segmentos e aperfeiçoamento de uma política pública importante que é a de gestão de resíduos”, destacou.
Esquipes da SEMA, Sec. de Infraestrutura de Paço do Lumuiar
e Sec de Meio Ambiente de Paço e Projeto Pró- Catador 


O representante dos catadores de lixo, Walbenilson Silva resumiu o sentimento dos presentes. “É um orgulho para nós, catadores, fazer parte desse momento. Que venha para melhorar a vida da população”, disse.

A próxima audiência pública será realizada em Iguaíba, onde está localizado o lixão do município.

ASCOM – PAÇO DO LUMIAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário