@tvgiro77

terça-feira, 9 de julho de 2013

Bispo suspeito de escândalo financeiro no Vaticano é preso na Itália


Novo presidente do Banco do Vaticano Ernst von Freyberg 
Três pessoas foram detidas, entre elas um bispo, como parte da investigações da justiça italiana sobre irregularidades no Banco do Vaticano. Segundo a imprensa italiana, o monsenhor Nunzio Scarano, bispo de Salerno, no sul da Itália, foi detido junto com um agente do serviço secreto italiano e um homem que atuava como intermediário financeiro.

Os três suspeitos são investigados pelos crimes de fraude e corrupção. Eles foram detidos pela polícia financeira a pedido da promotoria de Roma. O monsenhor Scarano, que também é alvo de investigação sobre lavagem de dinheiro em Salerno, é membro da instituição que administra os bens da Santa Sé.
A Agência Ansa afirma que Scarano é acusado de repatriar da Suíça para a Itália cerca de 20 milhões de euros (57 milhões de reais). O agente secreto teria transportado o montante em dinheiro vivo em um jato privado, em troca de 400 mil euros (1,1 milhão de reais).
Os 20 milhões de euros que estavam na Suíça fazem parte do bloqueio determinado pela justiça italiana que lançou em 2010 uma vasta operação visando o presidente e o diretor-geral do Instituto das Obras da Religião, conhecido como Banco do Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário