@tvgiro77

terça-feira, 2 de outubro de 2012

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DE PAÇO DO LUMIAR, SE REUNE COM PEQUENOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO.


Na manhã desta terça-feira (02/10/2012), o Secretário de Agricultura e Abastecimento de Paço do Lumiar (Sr. Ronald Abreu Moraes) e o secretário adjunto (Sr. João Melo), juntamente com uma equipe formada por integrantes e técnicos da secretaria, se reuniu em comitiva com pequenos agricultores do município, que integram o projeto do polo agrícola da Nova Canaã.

 

 

 
          O projeto é consequência de uma das ações da empresa MPX, associadas à instalação da Usina Termelétrica de Itaqui, no distrito industrial de São Luís (em 2009). A empresa teve de realocar a população atingida da região (95 famílias) para o Conjunto Nova Canaã; associando a este, uma atividade econômica: que engloba o Projeto Hort-Canaã. Este projeto compreende um espaço de 60 Hectares de áreas de cultivo agrícola (sendo 19 Hectares de área de reserva ambiental) e conta com a participação de 20 famílias, técnicos, engenheiro agrônomo, assistente social e representantes da MPX e da comunidade; conta ainda, com uma infra-estrutura composta de 5 quiosques, casa de higienização (em construção), casa de farinha (em construção), câmara de aviário, Galpão, área de estufa, áreas de expansão agrícola etc.

 

 

 

 
          Dentre as principais culturas cultivadas no projeto encontram-se: leguminosas, folhagens e ervas medicinais; com destaque para o mamão, maracujá, banana quiabo, macaxeira, feijão, cupuaçu, cebolinha etc. Cabe destacar como ponto positivo do projeto, a utilização de biofertilizantes como defensivos agrícola ecologicamente viável; bom para o solo, para os ares e pra comunidade em geral.
          A reunião teve como objetivo a realização de um estudo sobre a atual situação do produtor rural desta região, sobre os aspectos que envolvem sua produção e o escoamento desta e das principais dificuldades encontradas no processo; afim de, traçar estratégias políticas para atuação da prefeitura nessas comunidades. Dentre os principais problemas relatados pelos agricultores, encontra-se o problema do escoamento da produção, que acaba sendo realizada pelos chamados “atravessadores”, diminuindo o lucro do produtor e aumentando o preço para o consumidor final. No centro desta questão encontra-se a falta de meios de transporte. Outros problemas relatados seriam os problemas de se expandir mais as feiras, das taxas altas de energia para irrigação da lavoura e o medo de consequências futuras, relacionados ao fim do contrato com a MPX. Baseando-se nestes aspectos a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Paço do Lumiar procura traçar estratégias para suprir as demandas encontradas por estes produtores, contribuindo assim, com a comunidade no que se refere a atuação do poder público.  

Alguns compromissos firmados em reunião pela Secretaria:

-Disponibilizar transporte para escoamento da produção

-Expansão da feira-livre, nos dias de quinta, sexta e sábado; para o Maiobão, Novo Horizonte, Paranã, Lima Verde e Tambaú

-Parceria técnica fornecida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Agrônomo e técnico), quando solicitada pelos agricultores do pólo.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e abastecimento-ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário