@tvgiro77

sábado, 27 de outubro de 2012

PREFEITO DE PAÇO DO LUMIAR VISITA PÓLO AGRÍCOLA DO HORTCANAÃ


                   No último sábado (20/10/2012), após participar de inauguração de sistema de abastecimento de água no povoado do Cotovelo (Paço do Lumiar); o então prefeito do município (Raimundo Filho) se deslocou com comitiva da equipe de governo para o 1º dia de Campo sobre produção de hortaliças em sistema agroecológico do polo Agrícola: HortCanaã (Ler matéria anterior sobre o polo agrícola). A visita é parte das iniciativas do governo, em conhecer a realidade concreta dos produtores, observar suas principais dificuldades e traçar políticas que possam dar sustentação a agricultura familiar de Paço.

 
Prefeito de Paço do Lumiar (Raimundo Filho- na 1ª fila de vermelho), ao lado de Ronald Abreu (Secretário de Agricultura- à direita do Prefeito); acompanhados de Claudson Gomes (Do Serviço Autônomo de Àgua e Esgoto do município.)

Durante a visita, foram expostos os primórdios do projeto Hortcanaã, a extensão de áreas cultivadas, as parcerias que envolvem o projeto, as técnicas de cultivo utilizadas, as culturas produzidas, o sistema de irrigação etc. Acompanhando o Prefeito, o Secretário de Agricultura, Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar (Ronald Abreu Moraes), discorreu sobre algumas iniciativas da Secretaria em auxílio aos produtores do projeto, dentre elas:

- A viabilização de transporte para o escoamento da produção do polo, agrícola, antes realizada através de frete (Atravessadores); o que aumentava os prejuízos tanto para o trabalhador, como para o consumidor final.
 
- Ampliar a Feira-Livre do pequeno produtor rural, com participação da associação de produtores do projeto Hortcanaã; que podem, agora, comercializar suas produções em diferentes bairros e em dias diferentes da semana.

- Oferecer apoio técnico-científico da Secretaria, com Agrônomo e Técnico Agrícola, sempre que solicitado pelos produtores do projeto.

- Certeza de apoio do poder público, após término do contrato com a empresa MPX (ler matéria anterior sobre o assunto).

Após caminhar pelos canteiros, estufas e conhecer a estrutura do projeto; Raimundo Filho e sua equipe de governo, se despediu, reafirmando seu apoio à agricultura familiar e demonstrou preocupação especial com a questão dos agrotóxicos para à saúde do produtor, dos consumidores e do meio ambiente.

“Nós iremos combater a prática agressiva do agrotóxico e trabalhar pela emancipação do produtor rural do município”(Raimundo Filho).


Raimundo Filho (Prefeito), acompanhado de Ronald Abreu (Secretário de Agricultura) e integrantes da equipe de governo discutindo sobre a questão das plantas medicinais.
 
Explicação sobre a utilização de biofertilizantes

                                                


 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário