@tvgiro77

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PONTA PÉ INICIAL PARA A CAMPANHA MUNICIPAL CONTRA FEBRE AFTOSA

          Na manhã de ontem (30/10/2012), no gabinete do Secretário de Agricultura, Produção e Abastecimento (Ronald Abreu Moraes); foram tomadas as primeiras iniciativas para efetivação da Campanha Municipal de Combate à Febre Aftosa, em parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar (Prefeito Raimundo Filho), o Secretário de Agricultura e Produção (Ronald) e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED-MA).

 
 

Da esquerda para direita: Srº Pedro Alexandrino Batista (Médico Veterinário e Chefe da UVL em exercício/Ribamar), Ronald Abreu Moraes (Secretário de Agricultura, Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar) e o Srº Sebastião Gomes da Silva (Vacinador)

 

              Segundo o Srº Pedro Alexandrino Batista, Médico Veterinário e Chefe da UVL em exercício/(Ribamar), em campanha passada foram vacinados 1368 bovinos, sendo previsto para esse ano, uma média de 1400 cabeças de gado; tornando necessário a realização de parcerias para a concretização da Campanha. Ressaltou a importância da Secretaria de Produção, da Prefeitura e da AGED-MA no compromisso com a sanidade animal.

                  Dando exemplo do empenho, a AGED, disponibilizará um automóvel (caminhonete), uma moto, pistolas, agulhas de vacinação, álcool idodado para esterilização e vacinadores (que devem receber pequena taxa de vacinação dos próprios criadores). Com a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura, Produção e Abastecimento; recairá a responsabilidade da compra de 1000 doses de 10 ml e 500 doses de 50 ml do medicamento utilizado para vacinação; além de parte do recurso humano para concretização das ações.

                O vacinador, Sebastião Gomes da Silva, experiente na área; relatou a importância do poder público e da qualificação para aplicação adequada das doses, sem prejuízos para o animal e para o aplicador. O Secretário de Agricultura, Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar (Ronald Abreu Moraes) ratificou o apoio à Campanha e relatou sua importância, tanto para a melhoria na qualidade da saúde animal, como em melhores condições à saúde coletiva.

Do encontro foram planejados o lançamento da campanha, com calendário de vacinações, para o dia 14 de Novembro. Ronald Abreu (Secretário) demonstrou preocupação com a questão do leite consumido in natura por parte da população, que deixa de passar por cuidados, assim como o consumo de carne em condições de insegurança; disto propôs campanha de orientação sobre sanidade animal e projetos futuros sobre um Matadouro Municipal, idéia apoiada pelo Drº Pedro Alexandrino.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário