@tvgiro77

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB) E SECRETARIA DE AGRICULTURA DE PAÇO DO LUMIAR PROMOVEM ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO AO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS


             Na manhã do dia 29/10/2012; reuniram-se na sede da Secretaria de Agricultura, Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar (SEMPA): representantes de associações de produtores rurais, representantes da empresa MPX, representantes do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado e membros da SEMPA; para orientação sobre o Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB (PAA-CONAB). A palestra foi proferida pelo Srº Francisco José Cysne Aderaldo, gerente de Operações da CONAB/MA, e constou de três momentos fundamentais:

 

·         Explanação sobre o Programa, planilha e registro do PAA via Internet.
·      Exaltação do papel das associações da sociedade civil para o desenvolvimento do PAA/CONAB; sendo estas; peças fundamentais para o funcionamento do programa.
·    Retratar a importância do estabelecimento da parceria entre CONAB, Secretaria de Agricultura de Paço do Lumiar e associações na aplicação do PAA para o Município.
 
Francisco José Cysne Aderaldo, gerente de Operações da CONAB/MA, representante da Associação dos produtores rurais do Hortcanaã e Ronald Abreu Moraes (Secretário de Agricultura, Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar.

Segundo Cysne, a CONAB beneficiou mais de 4000 pequenos produtores do Estado do Maranhão com o PAA de 2011, o que representou pouco mais de 16 milhões aplicados; com perspectivas de fechar este ano com cadastro maior de produtores; sendo positiva a iniciativa da SEMPA, em buscar este recurso para a agricultura familiar luminense.  Neste ano, o produtor receberá o benefício de vender R$ 48.000 para CONAB durante 1 ano; o que em 10 meses corresponderia à um auxílio de R$ 480,00 a mais no orçamento e na mesa do pequeno produtor rural. O programa representa uma alternativa econômica para o agricultor, e se alicerça no Direito Humano à Alimentação Adequada, no Combate à fome e na Segurança Alimentar e Nutricional. Crianças e adultos terão comida de qualidade, fornecida por nosso terra através de formas agroecológicas de plantio.



Representantes de Associações e membros do poder público, na Secretaria de Agricultura, Produção e Abastecimento de Paço do Lumiar.

 

 A Aquisição de Alimentos pela CONAB, além de beneficiar o produtor, beneficia os menos favorecidos que usufruirão de uma alimentação de qualidade. Ronald Abreu (Secretário de Agricultura): observou à importância de se utilizar o recurso disponível, a importância deste para à agricultura familiar e do estabelecimento de parcerias com órgãos competentes como a Companhia Nacional de Abastecimento. 

  A reunião terminou com planejamento de ações positivas, para o registro de agricultores do município, no Programa de Aquisição de Alimentos da CONAB, que está cada vez mais moderno. É preocupação do então Prefeito de Paço do Lumiar, Raimundo Filho, que não se percam recursos devido à falta de dinâmica política; é preciso se empenhar para que o setor primário possa receber incentivos, progredindo concomitantemente com o  município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário